O livro que eu escolhi

Título: Uma aventura no Algarve
Autor: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editor: Caminho

Eu gostei deste livro porque é um livro muito interessante.
No livro entram cinco personagens: duas gémeas e três rapazes que vieram para o Algarve para casa da tia do Chico. Quando chegaram quiseram logo ir para a praia…
Após alguns mergulhos, começaram a ver que andavam a atirar pedras de uma gruta que estava no cimo de um penhasco. O Pedro foi lá ver quem é que tinha atirado as pedras e os outros ficaram na praia mas já estavam a suspeitar de um homem. Ao fim de algum tempo foram à procura de Pedro e…

Ângela Correia – 6º ano

O livro que eu escolhi


Título: Chocolovski, Um cão para o meu aniversário
Autor: Angela Sommer-Bodenburg
Editora: Constância

Eu gostei muito do livro porque fala de um cão, um São Bernardo vadio. O Tobi, um menino de nove anos, há muito que desejava ter um cão e um dia encontrou o S. Bernardo na rua. Resolveu levar o cão para casa. Este cão era especial porque falava e também porque só gostava de comer trufas e chocolate.
Por esta razão o Tobi deu-lhe o nome de Chocolovski. Acham que o Tobi conseguiu convencer os pais para o deixarem ficar com o cão em casa???
Anna Teixeira – 6º ano

O livro que eu escolhi

Título: A Selva dos Números
Autor: Ricardo Goméz
Editora: Constância

Aconselho-vos a ler este livro porque é muito giro. É a história de uma tartaruga chamada Tuga que adorava números e todas as ideias que tinha, também tinham números. Passava a vida a contar tudo. Um dia foi transmitir essas ideias ao Leão, o Rei da Selva, mas este não a conseguiu perceber.
Então a tartaruga Tuga resolveu ir viver para outra zona da selva onde encontrou abelhas e também macacos. Falou-lhes de números e ensinou-lhes músicas com números…
Podem ser vocês a continuar a história se leram este livro.

Pedro Leal – 6º ano

O livro que eu escolhi

Título: Viagem à India
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho



Gostei deste livro porque nos conta episódios interessantes que podemos utilizar nas aulas de História e Geografia de Portugal. E eu gosto muito de História.
É a história de dois meninos, chamados Ana e João que viajam pelo tempo com um cientista chamado Orlando.
Nesta aventura, eles embarcaram com Vasco da Gama rumo à Índia. A viagem foi muito difícil e longa. Conviveram com pessoas do século XVI, enfrentaram tempestades e dificuldades da época e passaram por muitos perigos. Quais? Nem queiram saber! Leiam o livro para descobrirem…
Dou-vos apenas uma pista: Um deles era uma doença da época, o escorbuto…

Alejandro Villegas – 6º ano

Título : À Beira do Lago dos Encantos
Autora: Maria Alberta Meneres
Editora: Asa


O livro que li foi: “À Beira do Lago dos Encantos”. É um livro fácil de ler porque é todo em diálogo. Tem muitas personagens mas a principal é uma Fada que conta histórias e realiza desejos…
Leiam-no e conversem comigo depois.

João Rodrigues – 6º ano




Título: Sexta- Feira ou a Vida Selvagem
Autor: Michel Tournier
Espero que gostem tanto deste livro como eu gostei!
Começa por nos contar a história dum barco que se dirigia ao Chile para fazer comércio e é apanhado por uma enorme tempestade. Dá-se o naufrágio e apenas um sobrevivente consegue chegar a uma ilha deserta: Robinson Crusoé.
Já imaginaram como será viver sozinho numa ilha deserta? Robinson conta-nos as dificuldades do dia-a-dia para sobreviver sem a ajuda de ninguém. Mais tarde arranja companhia. Quem será?
Terão que ler o livro para descobrirem…

Jorge Palma – 6º ano.

2009 - Ano Internacional da Astronomia


A partir do final deste mês, vamos iniciar as comemorações do Ano Internacional da Astronomia na nossa escola. As professoras de História e de Ciências Físico-Químicas estão a preparar uma exposição anual na nossa biblioteca com trabalhos realizados pelos alunos do 3º ciclo e no Clube de Ciências.
Em Março já estão também planificadas actividades no âmbito da Semana da Leitura e uma visita de estudo ao Planetário de Lisboa. Podes saber mais novidades, aqui no blogue da tua biblioteca.
Desde o BIG BANG até ao século XXI,
todos os meses e todos os alunos...
à descoberta da ASTRONOMIA.
Não deixes de explorar o site oficial:

Afonso Dias na nossa biblioteca

Na passada quarta-feira, dia 21 de Janeiro, a nossa biblioteca encheu-se de palavras, de poesia que saltitou pelo ar e contagiou miúdos e graúdos. De uma forma muito lúdica, Afonso Dias deu-nos a conhecer alguns dos mais lindos poemas e soube captar a atenção de todos os presentes. Como que por magia, no final, ficaram as suas palavras, as notas musicais e as melodias que nos embalaram pela poesia.
A poesia esteve na escola… e em toda a parte.

Jogo - Nas asas do Cupido

Este ano jogamos outra vez...


Vamos “distribuir” carinho neste mês de São Valentim dedicado ao amor e aos afectos.
Faz circular o seta do Cupido e transmite secretamente neste “jogo” os teus sentimentos. Fica atento(a) a partir do dia 2 de Fevereiro.

Participa!

O livro que eu escolhi...

Título: Um Cheirinho de Canela
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho


"Eu gostei muito do livro porque conta uma aventura da Ana, do João e do Orlando que era um cientista.
Juntos viajaram numa máquina do tempo e foram parar a Lisboa, no século XVI.
Visitaram a “Casa da Índia” que era um armazém onde guardavam as especiarias e outros materiais que traziam dos descobrimentos.
Os dois meninos fazem amigos, passam por muitas aventuras, acabam por ir presos mas conseguem fugir.
A personagem que mais gostei foi da Guiomar que era uma bruxa…"

Márcia Jacob – 5º ano


Título: O Menino Que não Gostava de Ler
Autora: Susanna Tamaro
Editora: Ed. Presença


"Eu gostei deste livro porque conta a história de um menino chamado Leopoldo que no seu aniversário queria uma sapatilhas mas os pais só lhe ofereciam livros…
O Leopoldo não gostava de ler e a mãe levou-o ao psicólogo e este disse-lhe que ele sofria de “Papirofobia” (fobia aos livros!!!).
E…
Esta história é muito engraçada e divertida. O livro chama-se:
“O Menino que não gostava de ler”.

Rui Pereira – 5º ano



Título: São Jorge e o Dragão
Colecção: Fábulas e Lendas



"Aconselho-vos a ler este livro porque conta a lenda de S. Jorge e o Dragão.
Era uma vez um dragão esfomeado que fazia chantagem com os habitantes de uma aldeia e para não os comer, os habitantes tinham que lhe oferecer, todos os dias, 4 vacas, 6 ovelhas e 2 galinhas.
Quando se acabaram os animais exigiu que lhe oferecessem uma rapariga, todas as Primaveras!
E aqui começa a verdadeira aventura… "

João Domingues – 5º ano

Top dos livros mais lidos - 1º periodo

Estes foram os livros mais requisitados do primeiro período:

"Contos de apoio à leitura e à escrita" (Texto Ed.)

"A bruxa Mimi vai à praia" (Valerie Thomas e Korky Paul)


"Abecedário Maluco" (Luisa Ducla Soares)


"História das cinco Vogais" (Luisa Ducla Soares)

"Eu quero um amigo" (Tony Ross)

"A Poesia está na Escola... e em toda a parte"


No próximo dia 21 de Janeiro, a nossa escola vai receber o artista Afonso Dias que irá realizar dois recitais de poesia na biblioteca.
Esta actividade insere-se no projecto “A Poesia está na Escola …e em toda a parte”, que tem vindo a decorrer no âmbito dos projectos regionais da Direcção Regional de Educação do Algarve desde 2000, com a colaboração da Delegação Regional da Associação dos Professores de Português e do referido artista.
São objectivos da actividade para além de dar a conhecer a poesia portuguesa, desenvolver o gosto pela leitura e sublinhar o carácter lúdico e estético da literatura.

5º Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen”

Este concurso é uma iniciativa das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, através das suas Bibliotecas Municipais, que tem como principal objectivo incentivar para a leitura das obras da conhecida poetisa.
Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentam o 3ºciclo do ensino básico e o ensino secundário, ou equiparado, da região algarvia. Não te esqueças que a data limite de entrega dos trabalhos é o dia 6 de Fevereiro de 2009. Para mais esclarecimentos, consulta o regulamento que está disponível na Biblioteca da escola.

Uma "BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS"?

Esta Biblioteca é um espaço relacionado com leitura e a escrita e está integrada nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura. A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0 e pretende criar um espaço comunitário na Internet, é um lugar de partilhas, de troca de experiências de todos os que estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.

• O que oferece a Biblioteca de Livros Digitais?

Todos os interessados podem inscrever-se como membros da Biblioteca e têm direito a 1Gigabyte de espaço de disco, para guardar as produções que desejem vir a publicar nos livros que mais apreciam. Os membros da Biblioteca de Livros Digitais têm também direito a participar nos concursos e iniciativas promovidas pela organização.

Já estão disponíveis 9 livros (que podem ser lidos online):
A Joaninha Vaidosa (Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada)
Rato do Campo e Rato da Cidade (Alice Vieira)
A Revolta das palavras Digitais (Carlos Correia)
As Moedas de Ouro de Pinto Pintão (Alice Vieira)
Uma Flor Chamada Maria (Alves Redol)
Incêndio no Paraíso (Citi)
Os Amigos Estrangeiros (Citi)
Fala Bicho (Violeta Figueiredo)
A Cidadania de A a Z (Ed. Ministério da Educação)

Inscreve-te!