Dia Mundial da Poesia

O professor bibliotecário, em conjunto com os alunos do 9º ano, realizou uma actividade alusiva à data em epígrafe, a qual consistia em fiscalizar se toda a comunidade escolar lia com regularidade textos poéticos. Para tal, foi constituído um corpo policial, o qual investigava os hábitos de leitura das pessoas. Verificou-se que a grande maioria não lia regularmente poesia, pelo que se passavam Multas Poéticas, tendo o infractor de ler o poema distribuído a uma pessoa à sua escolha, a qual teria de assinar em local próprio. Esta actividade também foi dinamizada extra muros, pois estendeu-se a toda a vila de Alcoutim. No final, será feito um sorteio de dois livros de poesia do escritor Pedro Seromenho, devidamente autografados pelo mesmo. A aceitação desta brincadeira poética foi muito satisfatória, até pelo número de Autos de Infracção recebidos, devidamente assinados, na biblioteca escolar.
em 25.3.10

Livros Oferecidos à Biblioteca

A Didáctica Editora ofereceu, na sequência de um pedido feito pelo professor bibliotecário à professora doutora Leonor Sardinha, à biblioteca da nossa escola a Gramática Formativa de Português e o Prontuário e Conjugação de Verbos, em conformidade com o Dicionário Terminológico e a ortografia segundo o Novo Acordo Ortográfico. Pela sua actualidade e rigor científico, recomenda-se a sua consulta/requisição, estando já disponíveis para consulta/empréstimo à comunidade escolar.
Resta-nos endereçar um agradecimento público, em nome da equipa da biblioteca escolar, à Didáctica Editora e à professora supracitada pela disponibilidade demonstrada.

Noite de Poesia na Casa dos Condes

A próxima Sexta à Noite, na Casa dos Condes, decorrerá ao ritmo da poesia. Na noite de 26 de Março, pelas 21.00h, a Biblioteca Municipal de Alcoutim abre portas a todos os que quiserem um serão diferente.
A iniciativa nasceu do trabalho conjunto realizado entre as bibliotecas da Escola Básica Integrada e da já aludida Biblioteca Municipal de Alcoutim.
Professores e alunos das escolas do município, poetas do concelho e o TEA ( Teatro Experimental de Alcoutim ) já confirmaram a sua colaboração nesta Noite de Poesia que vai contar com a presença especial do escritor/ilustrador, e também poeta, Pedro Seromenho e do actor Fernando Jorge Cabral, do Grupo de Teatro A Peste.

Já estão na Biblioteca os kit's sobre a Educação Sexual

Já está disponível para empréstimo o material constante dos 3 kit's supracitados, o qual facilitará sobremaneira o trabalho em sala de aula desta temática sempre delicada de abordar, especialmente por aqueles professores que não dispõem de formação de base para o fazer de uma forma científica.
A partir de agora, poderão contar com esta preciosa ajuda, não sendo necessário requisitar o kit completo, pois o seu conteúdo está catalogado por documento.
Resta referir que os kit's fora elaborados pela Associação para o Planeamento da Família, tendo a Biblioteca recebido um específico para cada ciclo de ensino da escola.

Visita de Estudo a Beja


Decorreu no passado dia 5 de Março a visita em epígrafe, resultante da articulação feita entre os professores de EMRC e História da nossa escola. Participaram todos os alunos inscritos em EMRC e contou, ainda, com a participação do senhor padre Atalívio. Visitaram o Museu Rainha D. Leonor, o Museu Arqueológico, a Igreja da Misericórdia, a Igreja Matriz Nª Senhora dos Prazeres e o Castelo de Beja. Os alunos gostaram muito das actividades desenvolvidas, restando agradecer à guia da Câmara Municipal de Beja, D. Natércia, o excelente trabalho que desenvolveu com o grupo da EBI de Alcoutim. A todos os envolvidos nesta visita, a equipa da BE apresenta os parabéns.

Resultados das Sextas Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática

Os resultados da Prova de Apuramento das Sextas Olimpíadas Concelhias do Algarve seleccionaram os seguintes alunos para a fase seguinte desta actividade:

7ºA - Pedro Vicente;
9ºA - Cátia Tendeiro;
9ºA - Maria João Madeira;
9ºA - Marlene Marques;
9ºA - Rebeca Amaral.

PARABÉNS!

A todos estes alunos desejamos BOA SORTE para a fase Regional do Sotavento Algarvio, a qual terá lugar no próximo dia 21 de Abril, na Escola Secundária de Tavira.

Semana da Leitura

Nesta semana, desenrola-se a Semana da Leitura. A equipa da biblioteca escolar pensou em várias actividades surpresa! Para além da já habitual Hora do Conto para os alunos do 1º ciclo, haverá sessões de leitura abertas a todos os ciclos dinamizadas pela Associação de Pais, assim como leituras em sala de aula, feitas pelo professor bibliotecário e pela aluna do 9º A, Maria João Madeira. Esperamos que todos os alunos estejam receptivos a esta nova forma de contacto com textos escritos, exclusivamente de autores portugueses.