A Prof. Dra. Olga Fonseca na Biblioteca

Foi com enorme entusiasmo que todos os alunos da escola receberam e interagiram com a nossa convidada, na sua condição de contadora de histórias. Foi bonito ver três gerações reunidas na biblioteca a vibrarem com o trabalho da professora Olga Fonseca.
Os contos escolhidos foram desde o Nabo Gigante reescrito por Tolstoi, a adaptações suas do Boi Blimundo, conto maravilhoso de Cabo Verde; O que a mulher mais deseja, conto nórdico, A Princesa Cartucho, texto contemporâneo de Robert Munsch e a Vassourinha do António Torrado.
Todos estes textos foram aproveitados, de uma forma admirável, pela professora Olga Fonseca para fazer uma ligação com os ideais do 25 de Abril, data festejada pela biblioteca.
No final da tarde, alguns alunos do primeiro ciclo ofereceram à convidada desenhos feitos por eles alusivos ao 25 de Abril, assim como à presença da Prof. Olga na escola. Da nossa parte um muito obrigado e...volte sempre! Aqui ficam as fotografias para recordar!

Comemorações do 25 de Abril

A Biblioteca não poderia deixar passar esta data, tão importante, da nossa história, recente, sem uma actividade adequada! Assim, em colaboração com o DCSH da nossa Escola, irá dinamizar uma Exposição alusiva à data. Nela, com materiais existentes na Biblioteca e outros pertencentes ao Arquivo-Biblioteca, particular, de um amigo e colega, será feita uma retrospectiva, bem documentada, do período revolucionário que, então, atravessou o nosso país e nos permitiu recuperar a Liberdade.
A exposição será inaugurada no próximo dia 22 de Abril e terminará no dia 27 do mesmo mês, contando com a participação, no último dia, da Prof.ª Dra. Olga Fonseca da ESEC de Faro, que acedeu ao nosso convite para participar na actividade.
Resta acrescentar que nesses dias a Exposição estará aberta à comunidade local. Deixa-se, desde já, lançado o convite a todos os alcoutenejos para não perderem esta Exposição, com a qual se pretende assinalar a Revolução dos Cravos, uma das mais importantes datas da História do Portugal contemporâneo.

Palavras na Sexta à Noite




Eis o poema escrito in situ pelo prof. António Amorim:

Sexta-Feira à noite foi fonte de inspiração!

Num ambiente de forte cariz poético, o Director da nossa escola foi beber inspiração nesta actividade conjunta da Escola Básica Integrada de Alcoutim e da Casa dos Condes, tendo escrito in situ um poema, ao lado de figuras conhecidas do mundo literário e teatral. O resultado foi um excelente serão de poesia.
Uma última palavra de agradecimento a todos os participantes, em especial ao Pedro Seromenho, Fernando Jorge Cabral, Pedro Tavares e Maria Gabriela Boim.