Maleta Pedagógica



Enquanto um grupo de alunos assistia à sessão de apresentação do autor na Biblioteca da EBI de Alcoutim, outro grupo deslocava-se ao Castelo, a fim de tomar conhecimento com os recentes achados arqueológicos transformados, alguns deles, em jogos da época islâmica e recriados na chamada Maleta Pedagógica. Foi um dia de festa para as crianças do concelho de Alcoutim, pois estes jogos desenrolaram-se ao ar livre num bonito dia de Outono. As explicações dadas no Museu foram feitas pelo arqueólogo Fernando Dias, que posteriormente formou equipas de ambas as escolas e as colocou em competição num tabuleiro gigante especialmente feito para estas actividades. Deste modo, procedeu-se à articulação dos conhecimentos de Língua Portuguesa, História e Artes, ao longo do dia. Um verdadeiro sucesso para todos os envolvidos nestas actividades. Foi possível aos alunos construírem os seus próprios conhecimentos de literacia de uma forma lúdica, vendo-se nos seus rostos a felicidade estampada!

1 comentário:

FDias disse...

Como responsável por apresentar a colecção de tabuleiros de jogos islâmicos, encontrados nas escavações arqueológicas do Castelo Velho de Alcoutim, penso que foi um dia muito produtivo, em termos de aprendizagem para os alunos das escolas do nosso concelho. Para além do contacto directo com o escritor e ilustrador Pedro Soromenho, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, de uma forma lúdica e animada, alguns jogos do período medieval islâmico, que desempenharam o papel importante de ajudar no desenvolvimento intelectual dos nossos antepassados, ao mesmo tempo que os ajudaram a passar os seus tempos livres.
Actualmente a realidade é outra, onde a era informática domina o mercado lúdico, apresentando-se este projecto da maleta pedagógica, desenvolvido pelos técnicos do Município de Alcoutim, como uma mais-valia para passar a mensagem das mudanças que ocorreram ao longo dos tempos, ajudar os alunos a compreender melhor um aspecto da sociedade medieval e contribuir para o seu desenvolvimento intelectual através do cálculo matemático.

Fernando Dias
Município de Alcoutim